x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

O futuro já chegou?

O assunto da tecnologia vem se tornando o tema do momento em diversos segmentos, especialmente depois do início da Covid-19 e o seu respectivo impacto em praticamente todos os setores.

A última edição da revista especializada Crane Brasil trouxe o tema da "telemática'', que se refere ao trânsito de dados telemáticos entre usuários e seus equipamentos no campo, a tecnologia aplicada ao controle e gerenciamento à distância de equipamentos.

Questões de infraestrutura à parte e que impedem que todo o potencial desta inovação seja uma realidade, o assunto já é a base de uma nova regulamentação da ISO.

Em nossa última matéria, mostramos como a Cunzolo já se coloca na vanguarda em termos de sistemas de gestão e que, pela visão mais ampla, prepara o ambiente para quando toda esta potencialidade da tecnologia estiver definitivamente disponível.

Vamos explorar um pouco a questão da telemática aplicada às questões de manutenção na Cunzolo.

A gestão da Manutenção da Cunzolo está organizada a fim de garantir as premissas de qualidade e excelência nas operações de movimentação de carga e trabalho em altura.

Dentre os principais elementos do trabalho desta equipe, estão a gestão por meio de uma metodologia que monitora o desempenho da execução das ordens de serviço e programas de checklist, além do sistema de aprendizado e capacitação de execução de serviços Cunzolo. Estes dois elementos representam a orientação dos trabalhos, que segue uma estrita visão de engenharia de manutenção e a filosofia de treinamento e desenvolvimento, permeando as duas áreas existentes: manutenção de guindastes e plataformas elevatórias.

Este já é um trabalho que vem sendo executado na Cunzolo e que já foi alvo de uma série de postagens explicativas sobre como a engenharia de manutenção é relevante e garante maior confiabilidade de performance do parque de equipamentos e, por consequência, eleva a percepção de qualidade dos clientes Cunzolo.

E para tratarmos da visão de futuro trazida pelo tema da telemática, a editoria Cunzolo conversou com o Consultor de Engenharia Arnaldo dos Santos Junior sobre qual seria a realidade do uso de um sistema para gerenciar a manutenção preventiva.

Arnaldo explica:

“Estou entendendo que o futuro reserva comunicação do equipamento no campo com o sistema de controle de manutenção programada na matriz. Atualmente, o controle de vencimentos de manutenção programada é feito por sistema ERP, na sede, onde o Administrativo de Manutenção verifica os vencimentos de manutenção programada das máquinas e providencia junto ao Operacional a parada da máquina em data planejada, antes do vencimento, para execução dos serviços. Praticamente todas as máquinas têm vencimento de manutenção programada por tempo (período em meses) e também por número de horas de operação (horímetro da máquina), o que vencer primeiro.

Neste quesito reside a grande vantagem: ter o controle de horas de operação remotamente para determinar a antecipação da manutenção programada no caso do vencimento por horas de operação. Provavelmente outra grande vantagem seria a atualização ou atuação no software da máquina, de modo remoto.”

Com o advento do sistema Wxeq que viabiliza a operação controlada por meio do aplicativo, como o checklist de equipamentos, a parte diária digital (que controla todas as etapas da atividade), com geoposicionamento e a gestão de fluxo de tarefas pelo sistema Pipefy, a Cunzolo se mostra preparada para a chegada das mais avançadas tecnologias.

Arnaldo, o engenheiro consultor da Cunzolo e sua visão de futuro da Manutenção Cunzolo.

A Cunzolo mostra-se totalmente preparada para o advento de novas tecnologias no momento, assimilando o que há de mais moderno na gestão da prestação de serviços.

Entre em contato com nossa equipe comercial, conheça mais sobre nossos serviços, equipe e equipamentos e tenha uma experiência inovadora em suas operações!

Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X