x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Amarrações: um tema de tanta importância quanto a definição dos equipamentos em operações de movimentação de cargas.

Os usuários de serviços de movimentação de cargas devem ter tido contato com o termo, em algum momento da contratação, e podem ter se questionado sobre o que se trata ou para que serve.

Conversamos com a equipe operacional da Cunzolo a fim trazer esclarecimentos sobre o assunto e ajudá-los a compreender a importância desse elemento tão essencial na elaboração de uma operação bem sucedida e segura.

O primeiro ponto a esclarecer: a amarração é tão importante quanto a definição do equipamento ideal para a realização de uma determinada operação. Ou seja, a forma de se fazer a amarração está diretamente ligada ao equipamento, à peça a ser movimentada e às condições gerais da operação. Portanto, decidimos usar uma das operações realizadas pela Cunzolo para analisar o elemento da amarração e, então, descrever como a integração entre os objetivos a serem atingidos, o equipamento e a amarração determinam, juntos, o sucesso de uma operação segura.

Vamos à operação: o trabalho consistia na carga, içamento e reposicionamento (descarga) de uma máquina em um galpão industrial. O equipamento dimensionado para realizar a operação foi o guindaste rodoviário ATF 220.

A foto ilustra o momento do içamento e movimentação da máquina, além das amarrações feitas na peça. Nessa operação foram utilizadas correntes para realizar a amarração, especialmente indicadas em casos de peças cujo peso não são regularmente distribuídos e em casos de restrição de altura. A máquina movimentada não possuía peso distribuído regularmente em sua extensão total, portanto a corrente foi o acessório mais indicado, permitindo que se ajustasse os elos das correntes, equilibrando os pesos e realizando o içamento da peça de forma nivelada.

Além das correntes, foram utilizados balancins posicionados em dois pontos, cada qual com uma função específica: os balancins laterais serviram para manter as correntes posicionadas de forma a não danificar as laterais da máquina e um balancim no ponto mais alto da amarração, de forma a alinhar os pontos verticais a partir das bases inferiores da peça.

Além de correntes, existem cintas e cabos de aço para as amarrações, cada um desses tipos sendo indicados em função dos equipamentos, condições das operações e objetivos a serem atingidos.

A operação em questão foi um sucesso, tendo sido realizada com total segurança e eficiência. Tudo em função de uma análise e planejamento prévios realizados com excelência por parte de nossa equipe operacional.

Em sua próxima operação de movimentação de cargas entre em contato conosco: nossa equipe vai até você para analisar todas essas questões e ajudá-lo a planejar uma operação segura e com equipamentos modernos. Além disso, nossa equipe de operadores especialistas é preparada para oferecer resultados otimizados de acordo com cada necessidade.


Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X