x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Manutenção de equipamentos Cunzolo

O trabalho da equipe de manutenção da Cunzolo está a todo vapor, focada em manter os equipamentos em dia para as operações diárias.

Já fizemos uma coletânea de textos falando especificamente sobre o Departamento de Manutenção da Cunzolo, suas atividades, sobre os indicadores de gestão, treinamentos e outros assuntos.

A gestão da manutenção e os tipos de manutenções

A excelência nas operações é alcançada quando há um conjunto de elementos essenciais e, com certeza, o estado operacional dos equipamentos é um deles.

A gerência de manutenção faz o controle do parque de máquinas e equipamentos por meio de estratégias de manutenção, a fim de que as operações nos clientes se mantenham um sucesso.

Todo o parque de equipamentos (ou grupo de equipamentos) é controlado mensalmente por MTBF (Tempo Médio entre Falhas) e MTTR (Tempo Médio de Reparo) que, juntos, apontam para os indicadores de disponibilidade de atuação.

Existem diversos tipos de manutenções, como corretiva, preventiva, preditiva e detectiva. As manutenções preditiva, preventiva e detectiva são identificadas como manutenções programadas, definidas pelo fabricante e passam a fazer parte do processo a partir do momento em que o equipamento ou máquina começa a operar.

A Manutenção corretiva tem por fim corrigir, restaurar ou recuperar a capacidade de operação de equipamentos que sofreram alteração em seu funcionamento.

De uma forma simples, manutenção corretiva é acionada pela ocorrência de uma falha, quando então a equipe de manutenção trabalha para colocar o equipamento em operação novamente.

Além da visão gerencial das manutenções, a Cunzolo mantém um programa de instrução de trabalho (IT) onde todas as tarefas de serviço são estudadas em suas etapas e apresentadas em formato de treinamento para familiarização e capacitação de execução de toda a equipe.

Manutenção da lança e patola do ATF 130

O guindaste Tadano ATF 130 é um guindaste rodoviário que comporta 130 toneladas a 3 metros e com capacidade máxima de lança de 92 metros, sendo 60 metros de capacidade hidráulica e 32 de JIB.

Com diversas configurações em sua capacidade de carga, pode ser usado como 130 toneladas, 120 toneladas, 110 toneladas e 90 toneladas.

A foto abaixo mostra o guindaste no pátio da área de manutenção recebendo atenção e cuidados da equipe de manutenção:

Guindaste Tadano ATF 130 no pátio de manutenção da Cunzolo São José dos Campos

Guilherme Santos, supervisor de manutenção de guindastes na Cunzolo nos passou as informações sobre esta atividade:

A manutenção preventiva focou no cilindro principal da lança do guindaste e nos cilindros de patola e para tanto, a equipe de manutenção contou com o apoio da equipe operacional, onde foram usados: o guindaste articulado Fassi F 1950, operado pelo Cristiano e o guindaste autopropelido Grove RT 540, operado por Douglas Gonçalves.

A equipe de manutenção foi:

Lucas Carvalho Breves

Aguinaldo Lins Ramos

Diego Aparecido de Lima Francisco

Miguel Tadano

Assista ao vídeo que mostra os dois guindastes no apoio à manutenção:

Os melhores equipamentos, a equipe mecânica especializada bem treinada e operadores especialistas formam as bases de uma prestação de serviços de excelência, a principal orientação nas atividades realizadas pela Cunzolo na indústria, varejo e serviços.

Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X